Candidato do PV elencou a importância de políticas voltadas à industrialização e à geração de empregos
Aliel Machado (PV) participou nesta segunda-feira (9) da sabatina dos candidatos à Prefeitura, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Ao longo do evento, foram debatidos diferentes temas que impactam a vida do cidadão, entre eles saúde, infraestrutura, economia e planejamento urbano.
De acordo com Aliel, o setor industrial da cidade pode crescer ainda mais. “Queremos alinhar aqui em Ponta Grossa as ações importantes que estão sendo executadas pelo Governo Federal, como o programa ‘Nova Indústria Brasil’. Vamos ampliar o nosso distrito industrial a partir de um pequeno pedaço do terreno da Embrapa, que é federal e consiste em um ponto estratégico, que já possui canalização de gás e está localizado próximo a uma rodovia duplicada”, apontou.
O candidato do PV ainda falou sobre a intenção de estabelecer parcerias, reduzir a burocracia e trazer segurança para os investidores. “Vamos descentralizar os serviços básicos, garantir iluminação de qualidade, estrutura. Pretendemos atender os requisitos importantes estabelecidos pelo Masterplan, garantindo a execução de um plano de desenvolvimento organizado. Nós seremos um governo aberto ao diálogo, com a contribuição de todos aqueles que respeitam Ponta Grossa e apresentam soluções factíveis para o crescimento da cidade”, projetou.
Apoio ao comércio
Sobre o apoio aos comerciantes, Aliel Machado fez uma análise do potencial do município. “Nós precisamos fortalecer o nosso calendário. A Prefeitura precisa interagir melhor com os eventos que a cidade recebe e, desta forma, fortalecer o comércio. É preciso potencializar o nosso turismo, que hoje está aquém daquilo que poderia ser, tendo em vista as grandes riquezas naturais que possuímos. É preciso descentralizar as ações. Hoje, Ponta Grossa não consiste somente na região central. Precisamos levar mais segurança aos nossos bairros, dar esse suporte também aos comerciantes”, disse.
Ele também explicou a importância da proposta de federalização do Aeroporto Sant’Ana. “É uma iniciativa de suma importância, que já apresentei ao Governo Federal. Por meio desse projeto, vamos contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento industrial e comercial de Ponta Grossa. Estamos em uma das principais conexões do interior do Paraná com a capital e próximos do Porto de Paranaguá. A economia local tem muito a ganhar com essa modernização”, exaltou.
Licitações e Masterplan
Ao ser questionado sobre compras públicas, Aliel citou estratégias para que as licitações também ajudem a fomentar pequenas e médias empresas locais. “Existe uma lei federal de licitações, que nos permite ter investimentos importantes de maneira mais ágil, com transparência e autonomia. Com isso, poderemos garantir que os recursos fiquem em Ponta Grossa, garantindo mais emprego e renda. É um compromisso que nós tempos”, destacou.
Durante a sabatina, Aliel também fez elogios ao Masterplan, estudo que contém o planejamento estratégico de desenvolvimento para Ponta Grossa em médio e longo prazo. “O Masterplan é um plano de ação fundamental. Estive reunido com a equipe que fez esse trabalho excepcional pensando no futuro da cidade, levando em conta as necessidades da população. Eu li o plano. Concordei em assinar o Masterplan, com a ressalva das pautas que previam a privatização do ensino público, um termo adicionado através de contribuição externa. Queremos atender os importantes requisitos que preveem o crescimento econômico do município, sempre colocando Ponta Grossa em primeiro lugar”, concluiu.