Em debate na UEPG, Aliel reforça defesa do ensino público e respeito ao funcionalismo

Candidato do PV também detalhou o programa ‘Merenda Todo Dia’, proposta que prevê auxílio alimentação para as crianças de Ponta Grossa, e falou sobre a políticas públicas em prol das mulheres

Aliel Machado (PV) participou de debate entre os candidatos à prefeitura de Ponta Grossa na noite desta quarta-feira (28). Durante o evento realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Aliel colocou em pauta uma série de ações visando a defesa da educação, reforçou apoio aos servidores municipais e também apresentou soluções para a redução da violência através de políticas públicas.

Durante a apresentação, Aliel parabenizou a organização, lembrou sua trajetória e citou como missão o combate às desigualdades. “Tenho muito orgulho em ter a oportunidade de ser candidato na cidade onde nasci, na cidade em que eu amo, onde também vivi as maiores dificuldades. A experiência de vida é o maior conhecimento que uma pessoa pode ter. Encontrei na política o instrumento para lutar por mais igualdade. Eu acredito que o cargo de prefeito é o cargo mais bonito que existe na República. Sou grato por ser candidato ao lado da minha vice, Liliane Chociai”, disse.

Educação

O candidato do PV se posicionou a respeito do ensino público e destacou pautas importantes para a cidade. “Sou completamente contrário a qualquer tipo de posição que privatize, ou coloque o interesse econômico acima do atendimento público. Saúde e educação devem ser universais e de qualidade. A educação deve ser valorizada de verdade, junto com os professores, merendeiras, com respeito ao funcionalismo público. O primeiro compromisso da minha gestão é não atrasar salários, como fizeram em gestões anteriores”, destacou.

Aliel ainda afirmou que pretende fortalecer o setor, garantindo novos profissionais e apoio educacional aos jovens. “Educação não é brincadeira e não é mercadoria. Nós temos um compromisso com os pedagogos e pedagogas. Vamos valorizar esses profissionais, contratar tutores para crianças que precisam de um atendimento especial”, projetou.

 

Merenda Todo Dia

Entre as principais propostas da chapa está a criação do ‘Merenda Todo Dia’. Aliel explicou a iniciativa ao longo do debate. “Na cidade, temos muitas crianças em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes não têm o que comer fora da escola. O programa prevê um cartão de crédito no valor de R$ 200 reais para as famílias, para uso exclusivo na alimentação. Começaremos com 7 mil crianças já no ano que vem, fazendo parcerias com estabelecimentos em Ponta Grossa, exigindo como contrapartida a carteira de vacinação das crianças atualizada e cursos de qualificação por parte dos pais”, detalhou.

Políticas em prol das mulheres

Entre os temas destacados por Aliel no debate, também está o combate à violência contra a mulher. O candidato citou o objetivo de fortalecer as políticas públicas, garantindo apoio ao público feminino. “Quando se trata de mulheres, estamos falando de toda uma estrutura familiar. Visitei recentemente a Casa da Acolhida, uma instituição que cuida das pessoas em estado de vulnerabilidade. Me relataram que muitas vezes as mães vão até lá com suas crianças, porque são vítimas de violência e não tem onde ficar. A violência contra a mulher, na maioria das vezes, ocorre dentro do núcleo familiar e vamos procurar solucionar isso com responsabilidade, através de políticas públicas estruturadas”, disse.

Aliel ainda falou sobre outra proposta que ganhou destaque neste período de campanha. “Vamos criar a secretaria da mulher, onde vamos agregar os serviços públicos. A mulher precisa ser atendida em todas as áreas. Nós vamos cuidar do problema da violência, fazer o encaminhamento, acompanhar com psicólogos e profissionais adequados. Vamos trabalhar a cultura de paz, fazer mediações de conflitos, garantir apoio jurídico. Teremos um espaço de acolhimento, onde as mulheres se sentirão seguras”, argumentou.

Planejamento e responsabilidade

Aliel Machado concluiu sua participação reafirmando o compromisso com a cidade. “Eu defendo a democracia. Defendo a oportunidade do debate e não fui chamado por ninguém para estar aqui. Eu tenho muita vontade de ser prefeito, pois eu fico indignado com as injustiças sociais. Neste momento, é importante olhar a coerência, a coragem, a verdade e o compromisso. Não estou cheio de ideias, estou com um planejamento. Tenho ao meu lado um grupo preparado, com pessoas que pensam na cidade e querem fazer dela um lugar melhor para se viver. Para nós, Ponta Grossa está em primeiro lugar”, encerrou.

Compartilhe esse post.