Candidato à Prefeitura de Ponta Grossa defende ações de incentivo à industrialização e à qualificação profissional. Aliel também prevê apoio ao comércio com uso de tecnologias
O candidato à Prefeitura de Ponta Grossa Aliel Machado (PV) pretende fortalecer Ponta Grossa enquanto polo industrial e econômico. Com esse objetivo, o Plano de Governo da chapa prevê uma série de estratégias visando a captação de novas indústrias, a criação de novas vagas de emprego e o fomento à geração de renda.
Entre as propostas de Aliel Machado está a ampliação e modernização do Parque Industrial, criando novas áreas com infraestrutura e incentivos fiscais. “Ponta Grossa se desenvolveu muito nos últimos anos e tem capacidade para crescer ainda mais. Precisamos de ações práticas, como o fortalecimento do programa ‘Nova Indústria Brasil’, ofertado pelo Governo Federal. Vamos ampliar o distrito industrial a partir de um pequeno pedaço do terreno da Embrapa, que é federal e está em um ponto estratégico. Queremos estabelecer parcerias e trazer segurança aos investidores”, apontou.
Aliel também propõe ações voltadas à capacitação. “Investiremos em programas de educação e capacitação que preparem os cidadãos para as demandas do mercado de trabalho atual, especialmente em setores tecnológicos emergentes. A qualificação profissional é essencial para reduzir as desigualdades e abrir novos caminhos para o emprego. Precisamos de ações que gerem oportunidades para os nossos jovens, com foco também nas profissões do futuro. Queremos mapear essas demandas e fortalecer as parcerias com o ‘Sistema S’ como um todo”, projetou.
Incentivo e parcerias
O plano de governo do candidato ainda inclui a criação de incentivos fiscais e financeiros para empresas que adotarem práticas sustentáveis, promovendo a responsabilidade ambiental e social; e a promoção de ações de capacitação de empresas e trabalhadores com foco em tecnologias limpas e produção mais eficiente, visando aumentar a competitividade industrial. Outra proposta de Aliel Machado é estabelecer parcerias com universidades e centros de pesquisa para desenvolver soluções inovadoras para a indústria local, estimulando a transferência de conhecimento e tecnologia.
Comércio e agroindústria
Com o objetivo de incentivar a economia local e a geração de renda, Aliel Machado propõe o desenvolvimento de um aplicativo para o compartilhamento da produção e comercialização de bens e serviços no município, fortalecendo o comércio local com foco na inovação e na experiência do cliente. Também está entre os projetos do candidato a criação da Escola Municipal de Negócios e Qualificação Profissional, para apoiar micro e pequenas empresas e cooperativas de serviços, oferecendo cursos e treinamentos focados em gestão e empreendedorismo.
Para a agroindústria, o Plano de Governo destaca a intenção de investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, criando programas de capacitação e assistência técnica para produtores rurais. Outra proposta é o incentivo à produção de alimentos orgânicos e sustentáveis e desenvolver um plano de pequenas agroindústrias para gerar empregos locais, com a criação de um aplicativo que conecte produtores e consumidores sem intermediação.