Propostas do candidato do PV para melhorias no transporte público ainda incluem duplicações em grandes avenidas, novos binários, ligações viárias e novos Terminais Alimentadores
Para o candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV), transporte coletivo de qualidade e a mobilidade urbana estão entre os principais desafios da cidade para os próximos anos. O Plano de Governo da chapa inclui diferentes obras em pontos estratégicos e ações planejadas para garantir maior fluidez ao trânsito tanto no centro, quanto nos bairros.
Aliel aponta que investir nessas pautas é também favorecer a qualidade de vida das pessoas. “Eu cresci na periferia de Ponta Grossa e sei das dificuldades que as famílias enfrentam. Pais, mães e filhos precisam acordar muito mais cedo que o normal para chegar ao trabalho e ainda voltam tarde para casa por não ter acesso a um transporte que funciona. São pessoas que hoje usam pontos de ônibus danificados. Queremos mudar isso. Outra questão que nos preocupa é o trânsito. Ponta Grossa cresceu e o planejamento estratégico precisa crescer junto. Temos alternativas para que isso aconteça”, destaca.
Redução na tarifa
A principal proposta da chapa com relação ao transporte coletivo consiste na queda da tarifa de ônibus para R$ 3,00 de segunda à sábado. Aos domingos, a tarifa custará R$ 2,00, representando uma redução de 50% do valor atual. Os cálculos elaborados pela equipe responsável pelo Plano de Governo apontam que o orçamento de Ponta Grossa possui capacidade para adotar esse modelo, uma vez que a redução do valor da passagem representaria um custo mensal adicional de R$ 900 mil sobre o atualmente praticado.
Com a redução da tarifa, estima-se que o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) médio do sistema suba de 1,7 para 2, melhorando a eficiência do sistema. Para dar conta do aumento da demanda, Aliel propõe retomar a quilometragem mensal do sistema para valores mais próximos do pré-pandemia, “retomando alguns trajetos e horários que foram descontinuados”, com impacto neutro na tarifa a partir dos ganhos no IPK.
Em relação à domingueira, Aliel diz que a medida trará uma série de benefícios para a população e para a cidade como um todo. “Nós temos uma demanda menor aos domingos. É possível fazer isso sem que haja um aumento do custo, visto que os ônibus trafegam com menos passageiros. Daremos oportunidade para as pessoas visitarem familiares que moram longe e também acessarem diferentes equipamentos públicos. Também é uma medida que fortalecerá as agendas esportivas e culturais da cidade”, disse.
Novos Terminais Alimentadores
Com o objetivo de oferecer maior comodidade aos passageiros que utilizam o transporte público e desafogar o trânsito na região central, Aliel Machado propõe a implementação de novos Terminais Alimentadores. As estruturas serão instaladas no Parque dos Sabiás, Rio Verde, Neves, Jardim Carvalho, Nossa Senhora das Graças, Santa Paula, Colônia Dona Luíza e Ronda. Além disso, o Plano de Governo inclui a instalação de ar-condicionado em toda a frota de ônibus e também a redução da tarifa de ônibus.
Aliel explica como os Terminais Alimentadores devem funcionar. “Com os novos terminais, os ônibus poderão se integrar, para que as pessoas não precisem vir ao terminal central ou aos outros. Desta forma, chegarão ao seu destino com tempo reduzido. Além disso, estamos discutindo a possibilidade de faixas exclusivas em pontos estratégicos. Ponta Grossa precisa de um transporte com um sistema estruturado e transparente”, reforça.
Controle da arrecadação
Aliel se posicionou sobre o atual modelo de contrato referente ao transporte coletivo. “Conheço a lei que rege o transporte em Ponta Grossa e conheço também o funcionamento do atual contrato que, felizmente, está acabando. Para solucionar o problema do transporte, não existe mágica. É preciso ter controle sobre todo o sistema. Os recursos que entram precisam ser de controle da prefeitura, afinal, é uma concessão pública. Precisamos aumentar o subsídio, não há outra saída. É preciso uma participação maior do Poder Público, garantindo uma tarifa a um preço acessível”, diz.
O candidato ainda fez um comparativo para explicar a queda na qualidade do serviço prestado atualmente. “Em Ponta Grossa, antes da pandemia, os ônibus rodavam mensalmente 1,2 milhão de quilômetros para atender a população. Hoje, esse número está em cerca de 900 mil quilômetros anuais. Isso significa que mais de 300 mil quilômetros deixaram de ser rodados. Ou seja, temos menos ônibus, horários reduzidos, mais lotações e sofrimento do povo. É preciso mais ônibus e planejamento. Com o aumento do aporte, vamos melhorar o atendimento com esses oito Terminais Alimentadores”, concluiu.
Ligações entre bairros
O Plano de Governo do candidato Aliel Machado ainda prevê a duplicação de diferentes trechos de grandes avenidas, entre elas Siqueira Campos, Valério Ronchi, Antônio Saad e Carlos Cavalcanti. Também estão previstas novas ligações entre bairros (Lagoa Dourada ao Contorno Leste; Jardim Carvalho ao Neves; Jardim Los Angeles a Manacás; Sabará ao Parque do Café; e Vila DER a Santa Maria). Além disso, Aliel reforça a proposta de implementar dois novos binários, na Santa Paula e Colônia Dona Luíza.