Candidato detalha propostas em prol do meio ambiente, incluindo Plano de Descarbonização, destinação correta do lixo e gestão das Bacias Hidrográficas. Novos parques serão implementados em diferentes regiões
O candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV), apresenta uma série de propostas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável do município. O Plano de Governo da chapa inclui a criação e manutenção de praças e áreas verdes em diferentes regiões; a implementação de um modelo moderno de gestão de resíduos; a criação de um Plano Municipal de Descarbonização e estratégias voltadas à gestão das bacias hidrográficas da cidade.
Aliel destacou os problemas recentes que a cidade enfrenta na questão ambiental e propôs soluções. “Estamos vivendo situações caóticas, em especial com relação às queimadas. Para solucionar problemas como esse, é preciso trabalhar em diversas frentes, incluindo a conscientização, que deve ocorrer desde a escola. Vamos buscar parcerias com as associações de moradores, com a nossa universidade. Em outro ponto, buscaremos recursos no Governo Federal para resolver o problema dos arroios em Ponta Grossa. Temos mais de 170 km de arroios que cortam Ponta Grossa, muitos deles em situação crítica”, reforçou.
Novos Parques
O candidato projeta a criação de novos parques na Vila Cipa, no Jardim Ponta-Grossense e na Ronda. Ainda está incluído no Plano de Governo a conclusão do segundo Lago de Olarias. “O Parque da Ronda, por exemplo, será implementado em um local estratégico e também ajudará a solucionar questões sociais. Em outra frente, temos um projeto da universidade próximo ao Lago de Olarias, a partir do segundo lago, para que se crie um sistema de ‘esponja’, um projeto inovador que faz captação da água, evitando inundações e acúmulo de esgoto”, revelou.
Plano de descarbonização
Em entrevista recente, Aliel explicou de maneira detalhada a proposta de um Plano de Descarbonização para Ponta Grossa. “Todas as ações tomadas pela prefeitura, em todas as áreas, terão como viés a intenção de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, quando for possível. Quando não for, vamos incentivar o uso de estratégias sustentáveis. Vamos priorizar nesse sentido, seja na geração de energia ou na captação de água, por exemplo. Também vamos incentivar a vinda de veículos que emitam menos gases para o transporte público”, apontou.
Gestão de resíduos
Para aprimorar a gestão de resíduos da cidade, Aliel Machado prevê a ampliação da cobertura da coleta seletiva para atingir todos os bairros da cidade e também a qualificação do programa ‘Feira Verde’, que troca materiais recicláveis por alimentos, incluindo também alimentos de produção local. O Plano de Governo ainda inclui um programa de educação e conscientização sobre a importância da coleta seletiva; e também a promoção da ‘economia circular’, com a reutilização e reciclagem de materiais.
Preservação
Outra pauta defendida pelo candidato é o apoio ao Parque Nacional dos Campos Gerais, promovendo a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, auxiliando na promoção do turismo municipal e regional. “A falta de atenção ao turismo na nossa cidade durante décadas fez com que Ponta Grossa perdesse grandes oportunidades. A maioria das cidades brasileiras não têm o potencial que nossa cidade e a região têm. É preciso cuidar disso como um tesouro, com responsabilidade”, disse.
Destaque Internacional
Aliel Machado é referência nacional e internacional na defesa do meio ambiente. Como relator do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado em dezembro de 2023, o deputado federal se tornou referência na chamada ‘Pauta Verde’. Recentemente, Aliel também se tornou presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia e foi vencedor do Prêmio Economia Verde.